Cirurgia de Cabeça e Pescoço

(11) 5539-0099 / 5082-3023

Tumores da Cavidade Nasal e dos Seios Paranasais

KKKKKKKK TESTE

A cavidade nasal e os seios paranasais são uma parte da anatomia humana de alta complexidade, a partir da pneumatização dos ossos que acabam por dar sustentação ao cérebro e às órbitas, e formam uma abertura por onde passa o ar, que é a cavidade nasal.

A incidência desses tumores é maior no sexo masculino e mais prevalente a partir da quarta década de vida. O principal fator de risco é a exposição a inalantes carcinogênicos, como hidrocarbonetos, fuligem, derivados de petróleo, látex, tintas, entre outros. Isso significa que, em muitos casos, o fator de risco está presente na atividade profissional.

O quadro clínico vai depender da sua localização, do seu tipo histológico e do seu tamanho. A principal queixa é a obstrução nasal unilateral, mas dor facial ou dentária de origem inexplicável ou sangramento nasal também podem ocorrer, além de edema ou deformidade facial. Como essas queixas são muito comuns, é muito comum que portadores desses tumores já tenham passado com outros médicos antes do diagnóstico definitivo. Com a progressão da doença, sintomas neurológicos podem surgir, como alterações visuais, proptose, massas ou deformidades faciais.

O diagnóstico será feito através de exame físico, muitas vezes frustro, fibroscopia nasal (que permite a realização de biópsia) e exames de imagem, em especial tomografia ou ressonância magnética, que ajudam inclusive na programação cirúrgica.

O tratamento é eminentemente cirúrgico, seguido frequentemente de radioterapia. Existem várias abordagens possíveis, e frequentemente é necessária uma abordagem em conjunto com equipe de neurocirurgia, pela proximidade da base do crânio. Uma abordagem endoscópica complementar também pode ser usada em casos selecionados. Muitas vezes, é necessária uma equipe reconstrutora, que pode precisar de retalhos para cobertura dos defeitos. No ntanto, o defeito do palato duro é em geral corrigido com o uso de próteses intraorais que devem ser moldadas individualmente.

Especialidades

  • Doenças da glândula tireoide
  • Tumores de Laringe, Faringe e Cavidade Oral
  • Doenças das Paratireoides
  • Anomalias congênitas cervicais
  • Doenças das Glândulas Salivares
  • Tumores dos Seios Nasais e Paranasais

Especialistas

Dr. Fábio Roberto Pinto
CRM: 84290

Dr. Alexandre Bezerra dos Santos
CRM: 87051

Dra. Karin Akamine
CRM: 149775-SP

Veja mais

Contato

Rua Vergueiro, 2087 - Cj. 1507/1508 - Vila Mariana - São Paulo-SP - CEP: 04101-000

Tel.: (0xx11) 5539-0099 - 5082-3023
Fax.: 5549-9311

Veja mapa